Como Desenvolver sua Mentalidade Fitness
O que é uma mentalidade fitness?
A maioria das pessoas acreditam que treinamento e dieta são os únicos mecanismos que usamos para desenvolver o corpo durante essa trajetória de ter um “corpo mais Fitness”.
Sendo que na verdade precisamos desenvolver toda uma mentalidade Fitness que irá envolver não só a sua dedicação aos treinos, mas também como você manter o foco e a disciplina fora da academia, isso não quer dizer apenas postar fotos nas redes sociais tomando “suco verde ou da salada top que você está comendo”, na verdade vai bem mais além.
Devemos estar com a mente blindada e focada a toda e qualquer dificuldade que pode aparecer no seu caminho, é comum ter preguiça, indisposição, dores musculares, sentir vontade de “furar” a dieta… enfim, são muitas as dificuldades.
Mas eu te prometo que se você continuar lendo esse artigo EU irei te ajudar a superar essas barreira e juntos criarmos sua mentalidade Fitness quebrando diversas barreiras que podem estar limitando você a alcançar o “shape” (corpo) dos seus sonhos.
O Mestre Arnold Schwarzenegger acredita no poder da mente sobre o corpo, em seu texto (que em breve iremos comentar aqui no blog) o corpo realiza aquilo que a mente pode criar.
“Se pode atravessar a barreira da dor, poderá ser um campeão. Se não pode, esqueça! É isso que falta a grande maioria, GARRA!”
-
Como vencer a dieta?
Sem dúvidas a dieta é uma das principais barreiras. Muitas pessoas não têm acesso a um nutricionista e aqueles que têm acabam sendo vencido pelas festas, comemorações, aniversários e outros convites cruéis para quem está de dieta.
Mas se eu disser a você que podemos vencer essa barreira seguindo uma dieta e ainda assim conseguindo comendo alimentos saborosos?!
Imagino que agora você deve estar me chamando de mentiroso hahaha, mas acredite existe um estilo de dieta pra você que quer vencer essa barreira ela se chama DIETA FLEXÍVEL. É claro que essa metodologia de dieta não inclui McDonald, Habib’s e Álcool todos os dias, mas ela permite que você tenha uma dieta 90% “limpa” e 10% de alimentos “prazerosos”.
No Brasil a referência em dieta flexível é o Caio Bottura que possui um livro totalmente dedicado ao assunto, nele podemos conhecer a fundo o que realmente é a metodologia da dieta flexível e conseguirmos adequar ela para o nosso dia a dia.
Mas vou logo avisando, embora seja uma metodologia incrível que permite você introduzir alimentos que são saborosos e até mesmo “não limpos” ela deve ser levada com muita seriedade e respeito ao seu corpo pois existe uma diversidade imensa de biótipos, por isso, aprenda a escutar seu corpo.
-
Existe um treinamento ideal para ter mais resultado?
Será que existe um tipo de treinamento ideal para que os seus resultados sejam ainda maiores na sua jornada? SIM e NÃO hahaha, mas calma eu irei explicar pra você porque dessa resposta tão ampla.
Mas antes devemos lembrar de uma coisa, resultado é algo muito relativo, ter a “barriguinha tanquinho” talvez não seja o sonho de consumo de todas as pessoas do mundo, as vezes resultado é perder alguns quilinhos extras, aumentar 2 kg de massa muscular, definir a musculatura das pernas ou até mesmo melhorar sua capacidade física.
Uma coisa eu posso te garantir o melhor resultado é aquele que te faz acordar bem e feliz todos os dias.
Para isso crie metas de curto, médio e longo prazo, saboreie as vitórias que são conquistadas nas metas de curto prazo, se esforce para melhorar a cada dia e chegar cada vez mais perto das metas de médio prazo isso te levará até o “SEU” resultado que é a sua meta de longo prazo.
Mas agora vamos retornar a pergunta que abriu esse tópico!!! De forma direta e clara! O melhor treino é aquele que mistura Intensidade com frequência.
“Mas André, como assim?”
Independente do treino que o profissional de educação física desenvolva para você ele deve ser feito de forma intensa e com regularidade (frequência), muitas vezes vejo pessoas frequentarem a academia como se fosse um shopping, elas vão passear e experimentar algumas máquinas.
Por esse motivo respondi a pergunta inicialmente com “SIM e NÃO”, o SIM foi para aquelas pessoas que estão 100% focadas naquilo que elas foram desenvolver na academia, lembre-se sempre do mestre Arnold “O corpo realiza aquilo que a mente idealiza” ou seja quanto mais focado no seu treino, trabalhando de forma consciente, respeitando os intervalos e com a carga adequada, mais INTENSO o treino será.
Já o NÃO, fica para aquelas pessoas que não desenvolveram essa percepção e nesse caso, nenhum treino será ideal.
E antes de passarmos para o próximo tópico, onde quero deixar pra você 5 dicas para melhorar seus resultados, CARGA EXAGERADA não é sinônimo de aumento de massa muscular.
Muitas pessoas na ilusão de que “quanto mais peso mais músculo”, acabam se lesionando e passando mais tempo se recuperando de lesões do que treinando.
Se você não for um atleta de levantamento de peso (powerlifting), você não precisa pegar 100kg no supino e 150kg no agachamento, a carga do exercício deve ser ajustada à medida que a sua capacidade de contrair o músculo requisita.
Kai Greene um dos maiores fisiculturistas do mundo na atualidade tem um vídeo magistral explicando em detalhes porque você não deve ser um levantador de peso se você deseja construir músculos. Confira:
-
5 dicas fundamentais para você ter mais resultados.
-
Tenha resiliência!
Cumpra com o seu programa de treinamento religiosamente todas as semanas, antecipe os problemas preparando sua dieta, tenha foco nas suas metas de curto, médio e longo prazo, se você fizer isso todos os dias sem falhar o sucesso é o único caminho.
-
Se permita furar a dieta!
“André, você está maluco?” Não estou!!!
É comprovado cientificamente que o corpo se adapta muito facilmente quando o mesmo estímulo é dado por um longo período de tempo de forma repetida e sem oscilações, isso inclui dieta e treino, então se permita furar a dieta em pelo menos uma refeição. MAS ATENÇÃO!!!
Não estou falando em “dia do lixo” estou falando em adicionar em 1 ou 2 refeições, um alimento que esteja fora da sua dieta que lhe proporcione prazer e quebre o efeito platô (teremos um conteúdo totalmente focado no efeito platô).
-
Tenha 100% de foco no treinamento
Acredito que se você chegou até aqui, você entendeu o quanto é importante ter foco no seu treinamento, esteja presente 100% para você mesmo naquele momento, nada de celular, distrações ou paqueras rsrsrs.
-
Faça o segundo melhor método do mundo por mais tempo!
Essa é uma frase que eu escutei do mestre Leandro Twin, e sem dúvida é o melhor conselho para qualquer pessoa em qualquer área da sua vida.
Não adianta você querer fazer o melhor método do mundo e não ser consistente. Então faça o segundo melhor método do mundo, mas faça por mais tempo.
Muitas pessoas ao perseguirem uma metodologia muito rígida ou que não condiz com seu dia a dia acabam por desistir e ficando distante dos seus objetivos.
-
Entre em acordo com a sua família
Eu sei o quanto é difícil seguir uma dieta, treino e descanso adequado, mas você não precisa fazer isso sozinho.
Faça acordo com seus familiares avise a eles que sua vida está passando por uma fase de adaptação e que isso será bom para a sua saúde, tenho certeza que as pessoas que te cercam e que te amam estarão dispostas a te apoiar nessa nova trajetória.
É DIFÍCIL MAS NÃO É IMPOSSÍVEL, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!!
Acredito que agora você está com várias ferramentas para conseguir os seus resultados e desenvolver a sua mentalidade fitness. Sei que não será fácil e que não será do dia para a noite que você conseguirá implementar todas essas dicas que acabei de falar.
Mas vale sempre lembrar pense no primeiro passo, no primeiro degrau, na primeira ação e só depois pense no próximo passo, ACREDITE dessa forma tudo se tornará mais simples em sua vida.
Espero muito que esse conteúdo seja útil na sua trajetória e que você possa avançar cada dia mais na sua caminhada, sabendo que aqui você tem um amigo para te apoiar e estar ao seu lado.
Mas para te ajudar a avançar deixe seu comentário ai em baixo que terei um enorme prazer em te responder e quem sabe criar um novo conteúdo exclusivo baseado no seu comentário.
Um Grande Abraço,
André Souza!